Por Que Continuar Com o Blog?

14:46


Me afastei do blog por quase um mês por problemas pessoais e também por falta de motivação. Apesar do blog ser novo, eu já tive outro antes e sei como é complicado fazer com que as pessoas reconheçam o seu trabalho. Se pensei em desistir? Mas é claro que sim, várias vezes. Pensava que seria inútil continuar divulgando porque por mais que eu o divulgasse dia e noite, ele parecia continuar intacto, com duas ou três visualizações por dia apenas. Foi ai que li alguns posts sobre o assunto e assisti alguns videos de blogueiras famosas dando dicas de como começar um blog e me lembrei: SOU BLOGUEIRA PORQUE EU AMO O QUE EU FAÇO E NÃO PORQUE QUERO QUE AS PESSOAS RECONHEÇAM IMEDIATAMENTE O MEU TRABALHO.

Fiquei pensando nisso por horas e horas e me senti totalmente inspirada para voltar com tudo. Mas refletindo, percebi que provavelmente não sou só eu que passou por essa situação e dezenas de blogueiros também vivem esse conflito de lutar pelo o que amam ou desistir do que não é reconhecido. Decidi então, compartilhar esse texto com vocês e dizer que vale a pena lutar pelo o que se ama sempre. Você já imaginou como o seu blog poderá crescer daqui pra frente? Já imaginou quanta experiência ganhará com os seus posts? Já imaginou quantas amizades poderá fazer através do seu blog? Ah, se você entendesse que um blog é muito mais do que o número de seguidores e de comentários, você provavelmente nunca mais pensaria em desistir. Eu demorei para entender isso, infelizmente, mas aqui estou eu, para recomeçar mais uma vez. Afinal, a cada dia surge uma nova oportunidade de recomeçar.

Se você é blogueiro (a) há anos e o seu espaço ainda é pequenininho, talvez esteja na hora de você mudar. Mude o assunto do seu blog, mude a aparência, mude o seu público-alvo. Mude. Se podemos recomeçar, porque não fazê-lo? Talvez esse seja o carro-chefe do seu sucesso como blogueiro (a). 

Ame o que você faz, esse é o conselho mais precioso que eu tenho para te dar. Escreva sobre o que você ama e não sobre o que os seus leitores gostam. Escreva sobre o que você entende e assim encontrará motivação para continuar seguindo em frente. E não pense somente em dinheiro. Ele é apenas uma consequência de um trabalho bem feito e reconhecido. Aliás, um post bem escrito e caprichado é muito mais valioso do que sete posts mal feitos.

Uma coisa eu digo a vocês e a mim mesmo: precisamos aprender a esperar. Talvez o reconhecimento não venha hoje, talvez nem amanhã, mas um dia ele virá, tenha certeza disso. Vá com calma e sempre se lembre que as blogueiras que hoje são famosas começaram o blog por pura paixão. Além disso, nunca faça as coisas se elas não estiverem ao seu alcance. Não prometa postar três vezes ao dia se você não puder. Se dedique ao blog, sim, claro, mas não fique focado somente nele, isso causará estresse e ansiedade.

Criei esse post como uma forma de desabafo e como um incentivo para todos nós que passamos ou que um dia passaremos por essa situação. Mantenham a calma e vai dar tudo certo!

Acompanhe o blog no Facebook



You Might Also Like

9 comentários

  1. Oi Joyce, adorei seu post, e tem razão muitas vezes estamos motivados e queremos ser reconhecidos rapidamente, mas a três fatores que podem ajudar a impulsionar rapidamente a quantidade de seguidores. ESCRITA, ASSUNTO E DIVULGAÇÃO. Todos sabemos que como blogueiros nos tornamos espelhos da sociedade e formadores de opiniões, então é necessário uma boa escrita e se possível uma releitura de todo o assunto para ver a concordância. E também sabemos que nem tudo é importante a ponto de ser escrito e compartilhado ainda mais com os aumentos nas quantidades de blogs é necessário conhecer ao menos minimamente aquilo do que vamos falar. E por último, mas não menos importante a divulgação, onde vamos divulgar? Para quem vamos divulgar? Quem queremos atrair? Ou as vezes simplesmente um, Seguidor Fantasma? Para a primeira pergunta é muito fácil, hoje em dia com a enorme quantidade de redes sociais ficou muito mais fácil a divulgação, as duas próximas já devemos pensar com mais cautela, afinal se queremos atingir um público especifico é necessário falar de algo que o atraia. Ex: Meu blog é de jogos e quero aumentar a minha quantidade de seguidores e visualizações, então eu devo ficar por dentro das atualizações do mundo dos jogos diariamente para que possa passá-lo para meu público e ele possa confiar que o que ele necessitar ele pode encontrar comigo, mas é claro também não posso deixar para trás os clássicos, afinal se é bom tem que estar no meu blog. E por último os Seguidores Fantasmas 'aqueles que só aparecem de vez em quando ou nunca dão as caras, esses são fáceis de encontrar', há diversos grupos espalhados pelo facebook e talvez outras redes sociais que nos permitem socializar com esses seguidores.

    ResponderExcluir
  2. Oi Joyce!
    Te desejo toda força do mundo pra continuar!
    Quando eu e as meninas começamos o Paradise, já começamos juntas porque assim cada uma ia incentivando a outra a não desanimar, até porque a blogosfera é bastante saturada e as vezes desanimamos quando pensamos que somos tão pequenos perto de outros blogs. Mas eu acho que existe espaço para todos, e cada blog precisa ter seu diferencial, encontre o seu e siga em frente fazendo sempre um trabalho bonito para você e para seus leitores, e no que precisar pode contar com a gente. Acho muito importante o apoio de um blogueiro com o outro, não precisa ser concorrência, pode ser amizade, afinal a internet é maior que coração de mãe.
    Boa sorte!
    Beijos
    Paradise Books

    ResponderExcluir
  3. Concordo com absolutamente tudo o que você disse! Já pensei em desistir inúmeras vezes. Hoje mesmo estou naqueles dias de crise com meu blog, com meu público, etc. Mas me divirto escrevendo posts, é um passatempo delicioso e acho que é exatamente esse o propósito, não é? Compartilhar o que a gente gosta, fazer algo que a gente gosta e, de vez em quando, receber algum reconhecimento, mesmo que ele seja pequeno. Vou continuar com meu blog por mim, porque eu gosto, porque eu adoro ocupar meu tempo com ele. Obrigada por esse post, estava precisando ler um texto desse, ainda mais hoje! Veio na hora certíssima, agradeço de coração e te desejo toda a sorte do mundo nessa sua nova fase <3

    Twitter: twitter.com/nostalgiacinza
    http://nostalgiacinza.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Tenho o blog há pouco tempo e também já pensei como você... Espero que seu blog cresça e tenha muito sucesso! Adorei o texto :))

    http://imperfeitaselindas.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  5. Olá Joy!
    Acho que você disse tudo o que as vezes nos aflige, o que as vezes nos desmotiva e motiva novamente.
    O importante é realmente fazer o que gostamos e se gostamos, sem esperar muito retorno, mas se ele vir melhor, não é mesmo?!
    Parabéns pelo texto!
    Beijos
    Dri

    ResponderExcluir
  6. Eu já tive outro blog antes desse atual e depois de um tempo me senti desmotivada e desisti, mas senti tanta falta da blogosfera. Decidi então retornar, mas faltava alguma motivação. Criei um novo blog, com ideias novas, e tô tão feliz que voltei. Sei que não é fácil ser reconhecido pelo que você faz, mas não quero que isso se torne maior que minha alegria de blogar.
    Amei a postagem! Beijos!
    Eu Suponho




    ResponderExcluir
  7. Joyce, sei exatamente como é isso de pensar em desistir do blog. Semanas atrás eu estava bem triste e desanimada porque com a faculdade, meu tempo fica bem mais curto e não consigo me dedicar ao blog como queria. E como você mesma disse, pra gente conseguir conquistar um público, é bem difícil. E como meus posts diminuíram, aí que realmente ficou mais difícil. Mas fiz que nem você, coloquei na cabeça que não faço pra ganhar reconhecimento imediato, e sim porque amo e me distraio. Aí resolvi permanecer com o blog e postar sempre que sobrar aquele tempinho. Mas abandonar, jamais! A gente desanima, mas é super normal. O importante é não desanimar de vez. Beijão linda!

    ResponderExcluir
  8. Olá Joyce! Realmente esse inicio no vlog é a fase mais difícil, dar desanimo, seguidores fantasmas que não comentam, e quando não se vê retorno a vontade de postar vai diminuindo, por isso o blog tem que ser feito por amor, é minha paixão blogar, então continuo firme e forte e quando vc ama o que faz o reconhecimento vem, é só aguardar ..
    beijão flor..

    Dna Bookz / Fan page / Instagram  / Twitter

    ResponderExcluir
  9. Olá Joy, tudo bem?
    Achei muito pertinente o assunto do seu post, realmente há os momentos em que queremos desistir, mas também tem a questão, qual a motivação de estar fazendo isso? "Portanto, quer comais quer bebais, ou façais outra qualquer coisa, fazei tudo para glória de Deus." 1 Coríntios 10:31
    Quando fazemos para Deus, fica tudo diferente, não fica? Meu blog tem apenas dois meses, claro que queremos ter o retorno do público, afinal, é bom receber um feedback, não é mesmo? Mas, tudo teu seu devido tempo e fazendo com a motivação certa, a chance de desistir é menor!
    Um super abraço e fique com DEUS
    http://estaimerecidagraca.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir