Entrevista Com Uma Ex-Vestibulanda

12:05




Olá pessoas, tudo certo? Quem ai está super ansioso (a) para saber a nota do Enem? Mesmo eu sabendo que as minhas notas sairão somente em Março por eu não ter concluído o Ensino Médio ainda, estou super ansiosa para saber a nota dos meus amigos. Por falar em Enem, hoje trouxe aqui para o blog uma entrevista com uma ex-vestibulanda (existe esse termo?) que além de minha amiga, é uma grande inspiração pra mim. O nome dela é Aléxia Macêdo e ela também é blog. Se quiserem visitar seu blog, eu recomendo muito o Flores no Outono.


Esse ano entrarei em época de vestibular, Enem, exames, pressão, estudos e tudo mais e sei que não será nada fácil essa jornada. Por isso, resolvi pedir pra Aléxia me ajudar e ajudar tantos outros leitores que estarão na mesma situação, nos dando dicas e contando experiências de como ela sobreviveu a tudo isso.

CD: Estudar em casa ou fazer cursinho? Quais são as vantagens e desvantagens?

A: Fazer cursinho, com certeza. Estudar em casa sozinha é muito difícil, ainda mais para mim que preciso de um incentivo maior para continuar quando me sinto cansada ou desanimada. Mas depende muito de questões financeiras e se a pessoa é disciplinada ou não.

CD: Como era a sua rotina de estudos?

A: Eu fazia o terceiro ano pela manhã e cursinho durante a tarde. Estudava quase todos os dias das 6 da tarde até as 10 da noite, em geral. Aos sábados também buscava sempre estudar durante todo o dia. Minha turma (que era uma especial, reduzida aos 10 melhores alunos) do curso era obrigada a ir aos sábados e isso me ajudava a ter disciplina. Aos domingos também buscava estudar e fazer as redações.

CD: Como você estudava?

A: Eu tentava usar todos os recursos possíveis. Quando não entendia muito bem algo, via vídeos, mas no geral eu estudava mesmo pelas apostilas, livros e fazia listas de exercícios. Fazer resumos é algo muito bom e ajuda, principalmente para relembrar a matéria já estudada. Minha dica é refazer provas anteriores.

CD: O que você fazia quando sentia-se desestimulada com os estudos?

A: Isso acontecia muito. No geral, eu tentava não me forçar a estudar mais, tirava um tempo para descansar e recuperar as energias. Outra coisa que é bom é você mudar um pouco o que está fazendo, alterar sua rotina de estudos, mas sem deixar de estudar, claro.

CD: Recomenda alguma ferramenta que auxilie os estudantes (aplicativos, sites, canais do Youtube, etc)?

A: Sim. Eu baixei um aplicativo chamado "Passei Enem" que me ajudou muito, lá tinha várias questões do ENEM e eu fiquei viciada em fazer questões. Virou tipo um vício, haha. Outro app que eu recomendo é o Aprovado, lá você anota e calcula as horas estudadas e isso me ajudou, pois eu estava sempre me desafiando a melhorar ao longo das semanas.

CD: Estudar nos finais de semana e nas férias ajuda ou atrapalha?

A: Ajuda, mas tudo tem medida certa. É importante tirar um dia por semana para descansar, fazer coisas que você gosta. Mas também ao estudar nas férias, feriados e fins de semana você ganha uma vantagem sobre o seu concorrente que não faz isso, haha. Tudo na medida certa.

CD: Para encerrar, qual conselho você daria aos estudantes?

A: Bom, a minha mensagem para quem está passando pelo vestibular, principalmente pela primeira vez, é acreditar em si mesmo. Clichê, mas verdadeiro. Quando acreditamos em nós mesmos, nós encontramos força para lutar e conquistar, pois sabemos que somos capazes e que não vamos nadar e morrer na praia, mas sim atingir todos nossos sonhos.


Queria agradecer de coração a Aléxia não só pela entrevista mas por todas as vezes que ela já me ajudou, pela inspiração que ela é pra mim e por ser um amiga de verdade. Desejo de coração que o futuro dela seja magnífico! 
Mas e vocês, quem ai também focará nos estudos esse ano pra passar no vestibular? Qual curso vocês querem fazer? Conte pra mim nos comentários. XO!



You Might Also Like

2 comentários

  1. Adoreeeeeei! Muito obrigada, Joy! Espero que todas essas dicas e ideias ajudem você e seus leitores nesse fase tão dificil! Beijos!

    ResponderExcluir
  2. É uma fase muito difícil e a Aléxia se dedicou bastante. O terceiro ano está na porta e eu não faço ideia como estudar.

    ➸ Participe do nosso Top Comentarista ❤! | arafaelagodoy.com.br

    ResponderExcluir